Falando de... PRÉ-JULGAMENTOS

Por : Princesa Regina domingo, 21 de março de 2010


"O amigo ama sempre e na angustia ele se torna um irmão" Pv 17.17

Sabem quando falamos "não gostei daquela menina", "deve ser nojenta" ou "Cara mal-encarado" e descobrimos que a menina era legal, a "nogenta" era simpatica e o mal-encarado um grande amigo?
Já parei de fazer pré-julgamentos a tempo. Mas muita garota que achei "nojenta" a primeira vista, hoje são grandes amigas.
Neste ano, repeti na escola, e como faço magisterio, vem gente de toda cidade pra estudar lá. De todas as formas e estilos. Repetentes, só eu e mais três colegas. E um grande numero de meninas desconhecidas: emos, patricinhas, nerds, adultas, malucas, e nós, as repetentes.
Minhas amigas fizeram pre-julgamentos de quase toda a turma: as patricinhas se tornaram "nojentas", as emos se tornaram arrogantes e depressivas... Enfim, cada um ganhou um rotulo. Eu bem que tentei fizer que isso não dava certo, mas...
Três semanas de aula depois, as patricinhas se tornaram membros do nosso grupo. Hoje todas nós rimos disso. E apesar dos pesares, nenhuma delas aprendeu a lição. Patricinhas e repetentes continuam a julgar as outras.
O que quero explicar com tudo isso?Todos nós, humanos, temos essas manias chatas de julgar antes de conhecer. Colocamos rotulos em pessoas pelas expressões e formas de agir, sem antes conhecê-la.
Cada pessoa tem sua forma de ser, e as diferenças faz com que sejamos unicos.
Você sabia que a base para a vida cristã é o amor a Deus e ao proximo?(Mt 22.37-39). Devemos amar as pessoas sem distinção, independente da raça, classe social ou tribo. O amor se manifesta atraves das nossas atitudes.
Amar é fazer aquilo que deseja para si. Você gostaria que alguem zombasse ou falasse mal de você?Desejaria ser desprezado ou humilhado pelos colegas?Ou ser julgado pela sua aparencia?Acredito que não. Portanto, antes de fazer qualquer coisa que machuque alguem, se coloque no lugar dele.
Não compensa perder uma amizade por causa de pequenas coisas. Os erros podem ser corrigidos, mas uma amizade destruida é pra sempre. Um bom relacionamento só pode ser conservado se formos capazes de conviver, apesar das diferenças. Portanto, procure respeitar as outras pessoas e aceita-las como são. ;)

Deixe um Comentário

Seguidores