Falando de... NATUREZA E AMOR AO PROXIMO

Por : Princesa Regina domingo, 26 de fevereiro de 2012

"E tomou Jeová Deus o homem, e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar." Gênesis 2.15

Vivemos dias de destruição da natureza. Muitos filmes de Hollywood procuram mostrar os reflexos da ação predatória dos homens na natureza criada por Deus. Interessante que o Senhor, desde o principio, pôs o homem na Terra para cuidar e guardá-la.
Vamos falar um pouco sobre a preservação do verde e o amor ao próximo. O que uma coisa tem a ver com a outra?
Nunca se destruiu tanto a natureza como hoje!Ao mesmo tempo, nunca se enfatizou tanto a necessidade de preservá-la!Bem, você pode fazer a diferença!Porque faz parte de uma geração que poderá plantar as sementes que frutificarão para a próxima!
Peça a Deus uma vida equilibrada neste mundo. E como é difícil ter uma vida assim hoje em dia!Ora priorizamos uma coisa, ora outra, não é mesmo?Muitos dizem: "Preservar a natureza?O importante é só amar o próximo!Deixarei que Deus se encarregue de cuidar da sua criação."
Alguém pensa que o fato de priorizarmos o que é mais importante, nos isenta de fazermos o que é secundário. Ore, para que você consiga amar o próximo e cuidar da natureza. Peça também que o amor seja cultivado no coração dos seus amigos. Essa deve ser a sua oração. Mas antes de pedir, pedir, pedir... some-se à natureza para glorificar ao Criador.
Fala-se muito hoje, em ecologia, em preservação do meio ambiente. O que é isso?Alguém até já disse que deveríamos proteger o ambiente inteiro, e não apenas o meio-ambiente!Quando empregamos tal expressão, contudo, nos referimos ao ambiente em que vivemos, do qual também extraímos recursos e alimento para a nossa sobrevivência.
Ecologia é o estudo desse meio-ambiente. Aprendemos, nesta matéria, acerca do equilíbrio que há na natureza. Os predadores de uma determinada espécie são presas de outras, e assim por diante. Deus se encarregou de fazer isso, para que haja equilíbrio fica comprometido. E isso gerará inúmeros problemas para a humanidade.
Deus, em sua infinita misericórdia, ao criar e formar o ser humano, colocou-o no Éden para preservar aquele maravilhoso pedaço de terra. O Senhor tomou aquela atitude para que todas as pessoas que nascessem posteriormente, aprendessem com seus pais a preservar a natureza. Tudo teria sido diferente, se o homem não desobedecesse a Deus. Mas, como o homem fracassou, as consequências vieram, e o próprio Deus resolveu destruir a Terra.
Bem, você poderá pensar: "Se Deus destruiu a Terra, Ele mesmo deu um mal exemplo a humanidade". Embora pareça certo esse raciocínio, não tem fundamento. Primeiro, porque o Senhor destruiu a Terra por consequência da pecaminosidade do homem: a Terra estava cheia de violência, e os homens haviam se tornado materialistas.
A natureza de então, portanto, foi alagada para purificação. Prova disso, é que, depois de as águas baixarem, Deus fez um novo pacto com Noé. O plano do Senhor com Noé e sua família era que povoassem a Terra sem, contudo, destruir-lhe as belas paisagens, os animais silvestres, etc.
Porque preservar o verde?Porque ele representa garantia de ar puro, sombra, frutos, beleza para os olhos, continuação das espécies que delas dependem...
Infelizmente, nas grandes cidades, o verde vem sendo substituído pelo cinza.
A humanidade não tem sabido preservar o verde. Os governos mundiais não têm conseguido livrar as suas florestas das mãos dos destruidores. Mas nós podemos fazer a diferença!
Vista a camisa do: "Preserve o verde, ame o próximo".
Conscientize-se de que pode ajudar o próximo e a natureza. Oriente os mais jovens que você, semeando a semente da boa informação. Saiba que Deus e a natureza contam com sua ajuda. Você é justo e tem muito a fazer em beneficio da humanidade.
Falando em próximo, não podemos nos esquecer de uma coisa: apesar da nobreza da causa de preservar a natureza, há uma outra, ainda mais nobre, que devemos abraçar. Será que as pessoas ficam indignadas quando vêem o seu semelhante mendigando o pão?Em Mateus, Jesus enfatizou que temos de fazer as coisas mais relevantes sem nos esquecer das menos importantes. Priorizar não é abandonar uma coisa para dar atenção a outra. É dar mais atenção para uma. Nesse caso, devemos priorizar o amor ao próximo, sem nos esquecer de que temos de dar uma contribuição para a preservação da natureza.
Se um dia você tiver oportunidade, plante uma árvore ou sementes para as próximas gerações. Sabia que isso também é uma forma de demonstrar amor ao próximo?Como assim?Ora, quem planta hoje, só verá o resultado amanhã. Dependendo da espécie de árvore, talvez nem a veja crescida. Isso que é altruísmo, não acha?Plantar uma árvore, para o próximo, no futuro, desfrutar é, sem dúvidas, uma grande demonstração de altruísmo!
Não se esqueça de que a melhor semente é a Palavra de Deus. Que tal semeá-la entre os seus colegas na escola?Talvez você diga: "Meus colegas zombarão de mim". Semeie, mesmo assim. Você já leu sobre a parábola do semeador?Ele semeou a mesma semente em quatro tipos de terra, e apenas uma parte caiu em boa terra. É isso que acontece quando pregamos a Palavra. Uns zombam, outros ficam indiferentes, porém alguns, graças a Deus, dão crédito a mensagem.
De fato, em nós não há disposição para amar aqueles que nos maltratam, não é mesmo?Contudo, a pessoa que tem um verdeiro encontro com Deus, deve permitir que Ele faça amadurecer, a cada dia, o fruto do espírito. O que é isso?É a ação de Deus na gente, com o objetivo de torná-lo amoroso, alegre, pacífico, paciente, benigno, bondoso, fiel, manso e equilibrado.
Amar o próximo significa, além de fazer-lhe o bem, não revidar aos seus maus-tratos.

"Plante duas sementes diferentes: a natural e a espiritual. A primeira contribui para a preservação da natureza. A segunda, para a preservação da sua alma e para a demonstração de amor ao próximo." Ciro Sanches Zibordi

Deixe um Comentário

Seguidores