Falando de... CIÊNCIA

Por : Princesa Regina domingo, 19 de fevereiro de 2012

"Oh, quanto amo a tua lei!É a minha meditação em todo o dia." Salmos 119.97

Sabia que a ciência - ao contrário do que pensam os cientistas ateus - pode autenticar a Palavra de Deus?Todos os avanços da ciência e da tecnologia são um reconhecimento de que a Biblia, como vimos no post anterior, continua atual.
Os cientistas que não creem em Deus costumam dizer que é impossível conciliar ciência e fé. Você, como um estudioso, acredita nisso?Não seria falta de bom senso pensar que não podemos aceitar, pela fé, a mensagem da Palavra de Deus, só porque não conseguimos alcançar tal mensagem com o nosso limitado raciocínio?
Quando esperamos no Senhor, nossa mente fica firme nEle. Ore, pedindo a Deus que a Palavra esteja cada dia em seu coração, a fim de que as teorias cientificas não venham abalar a sua fé. Estude as ciências, mas busque em oração e meditação a Ciência.
Tenha a ciência na mente, e a Biblia no coração.
Qual é a diferença entre mente e coração?A palavra "mente" está relacionada ao nosso intelecto, uma das faculdades da nossa alma. Quais são essas faculdades?São três: intelecto, sentimento e vontade. A palavra "coração" refere-se a parte mais profunda de nosso ser: o espírito, o homem interior.
Porque a ciência tem de estar na mente, e a Bíblia no coração?Ora, é simples!A Biblia, como já vimos, é um livro especial. Não se trata de uma obra comum. Ela nos foi deixada por Deus para atingir a parte mais profunda do nosso ser. Por isso, mantê-la apenas na mente é um desperdício.
A Biblia, por ter essa característica única, não pode ser lida como qualquer outra literatura. Para que sua mensagem fique gravada em nosso espírito, devemos lê-la e estudá-la em oração, em profunda meditação.
Se é importante a ciência estar em nossa mente, do que estamos falando de fato?O que é a ciência?É uma palavra que vem do latim scienta e significa conhecimento exato e racial de denominada coisa.
De acordo com o Livro Panorama do Pensamento Cristão, a ciência empíria moderna é, em última análise, "um método extraordinariamente poderoso, mas limitado, para promover o conhecimento humano." (MCHARGUE, LAWRENCE, P.151).
Veja que, por essa definição, percebemos que o conhecimento científico é diferente do conhecimento simples  ou do senso comum, que é produzido pelo povo sem experimentação e comprovação científica.
Quando falamos em ciência, referimo-nos ao conhecimento produzido por intermédio de pesquisas científicas realizadas geralmente nas universidades, e que está sempre sendo modificado, atualizado, aperfeiçoado.
A mensagem da Bíblia, ao contrário da ciência, não precisa ser comprovada, atualizada ou aperfeiçoada, porque ela não é relativa, absolutamente verdadeira, completa, perfeita!Jesus, o tema central da Bíblia, é a verdade e a única porta para a salvação.
Você já percebeu como a comunidade cientifica, a cada dia, faz descobertas extraordinárias?Essas descobertas estão presentes em muitas áreas, principalmente em medicina. Todo esse avanço, contudo, não deve ser motivo para nos afastarmos de Deus. Ao contrário, como estamos vendo, a ciência muitas vezes reconhece as verdades da mensagem bíblica.
A Palavra de Deus é superior a qualquer empreendimento científico. Segundo, nenhuma descoberta cientifica é capaz de lançar por terra as verdades sagradas.
Muitos estudiosos não conseguem aceitar - porque tudo para eles, deve passar pela crítica da razão - que Deus existe. O coração deles está como que "entulhado". Já viu um poço cheio de entulho?Não pode ser cheio de água porque não há mais espaço. Tome cuidado para que, ao priorizar o intelectualismo, falte espaço em seu coração para a Palavra de Deus. Se isso acontecer, você não poderá adorar a Deus com o coração preparado e correrá o risco de se tornar uma pessoa descrente, vazia, se comunhão com Deus. Se houver "entulho", faça como Isaque, deixe as águas fluírem dentro de você.
É bom ter a mensagem da Bíblia na mente. Podemos citar tudo de cor: Gênises, Êxodo...Zacarias, Malaquias, Mateus, Marcos... Hebreus, Tiago, 1Pedro... e Apocalipse! Todos ficam admirados, não é mesmo?mas, de que adianta tudo isso, se a mensagem não descer para o coração?
Busque esse equilibrio: ciência na mente, Bíblia no coração. Se isso acontecer, você será bem sucedido em tudo. Como assim? Ora, a nossa prioridade não é o Reino de Deus?
Sendo assim, ao priorizar a Palavra de Deus em seu coração, você terá a promessa divina de ter suas necessidades supridas, bem como a aprovação de Deus em tudo que fizer.

"Ciência na mente sem Palavra no coração é como um monte de entulho dentro de um poço sem água." Ciro Sanches Zibordi, com base em Gn, 26. 19

Deixe um Comentário

Seguidores