Falando de... ATUALIDADE BIBLICA

Por : Princesa Regina terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

"Escutai a minha lei, povo meu; inclinai os vossos ouvidos às palavras da minha boca". Salmos 78.1

Quando os livros da Biblia foram escritos?Bem, essa maravilha aconteceu há séculos!Apesar disso, a mensagem da Palavra parece que foi escrita hoje. A sociedade passa por transformações, o homem muda seus pensamentos e ações, mas a Mensagem de Deus permanece a mesma.
Os princípios da Palavra de Deus são imutáveis, perfeitos e nos orientam. Nenhum livro no Universo poder ser comparado às Escrituras. Ninguém jamais conseguiu produzir uma obra tão eficaz. E essa verdade incontestável você poderá comprovar no decorrer desse post.
Certo operário, chamado pra concertar o mecanismo de um gigantesco telescópio, foi abordado pelo astrônomo-chefe, na hora do almoço, enquanto lia a Biblia.
- O que você espera desse livro? - perguntou o astrônomo - A Biblia é ultrapassada, e nem se sabe quem a escreveu!
O mecânico, depois de hesitar por um momento, levantou os olhos e disse:
- O senhor não usa, com frequência surpreendente, a tabuada em seus cálculos?
- Sim, naturalmente.
- O senhor sabe quem a escreveu?
- Bem, não, quer dizer, eu suponho... Na verdade, não sei!
- Porque então - disse o mecânico - o senhor confia na tabuada?
- Confio porque... Bem, ela funciona - concluiu irritado.
- Eu confio na Bíblia pela mesma razão. Ela funciona!
Assim como esse astrônomo, diversas pessoas consideram a Bíblia um livro antiquado e até confuso. O que você pensa sobre isso?Acredita que as Escrituras, pelo fato de terem sido escritas há milhares de anos, perderam sua validade?Saiba que ela jamais será ultrapassada, porque o poder de sua mensagem sempre será o mesmo.
A Bíblia é um livro cuja mensagem jamais perderá a atualidade. Como isso seria possível, se foram homens falíveis os escritores do livro sagrado?Ora, Deus, o Autor da Palavra, inspirou os seus servos, a fim de que tudo o que fosse escrito tivesse o selo da sua inspiração e fosse proveitoso para o ensino, a repreensão, a correção, e a instrução.
Você vive em um mundo que constantemente - ainda que algumas pessoas não se manifestam em público - pergunta a razão da esperança da vida. Por isso, você precisa estar bem informado, alicerçado na Palavra e preparado para explicar que a Bíblia é a Palavra de Deus para a humanidade.
E os 10 mandamentos?
A Palavra de Deus não se torna ultrapassada; os princípios estabelecidos por Deus são imutáveis. Quer dizer, então, que devemos seguir os dez mandamentos, hoje?Como bom estudioso da Palavra, você deve saber que a mensagem registrada - as Escrituras - se dirige a três povos: judeus, gentios e Igreja.
Quem são os judeus?Quem são os gentios?Os gentios são aqueles que não são judeus. Simples, não?E a Igreja?Ela é formada por pessoas de todo o mundo, povo, tribo, lingua e nação, comprados pelo sangue de Jesus Cristo.
Quando afirmamos que a mensagem da Palavra de Deus é atual, quaremos dizer que os mandamentos e as Promessas de Deus jamais mudarão ou poderão ser interpretados de modo diferente por homens falíveis. Só que devemos saber para quem e quando o Senhor falou. Em Colossenses, está escrito "Não mintais uns aos outros...". Isso foi escrito pelo apóstolo Paulo há cerca de dois mil anos. Se a Bíblia possui uma mensagem mais atual que nunca, tal mandamento "Não mintais" - continua valendo hoje. Sabia disso?
A Palavra de Deus denuncia os erros do homem e aponta o caminho correto a seguir.
Ao longo dos anos, o mundo tem experimentado várias mudanças, mas a Palavra de Deus jamais mudará, pois é obra daquEle em quem não há mudança nem sombra de variação. A mensagem da Palavra é gloriosa e atual!Mas, e os Dez mandamentos, valem ou não para nós, hoje?
Os mandamentos contidos na Biblia podem ser gerais ou específicos. Como saber se determinado mandamento é específico?Como descobrir, entre os mandamentos específicos, quais se referem à Igreja, aos judeus ou aos gentios?É preciso ler o contexto.
Ao ler o que está em torno de uma passagem, saberemos a quem se refere, se a nós, se aos judeus, se a todos, indistintamente.
Deus mandou Noé construir uma arca. Isso é um mandamento geral ou específico?Pelo contexto, descobrimos que foi específico para o patriarca. Ou será que Deus continua pedindo que cada um de nós construa arcas?Os dez mandamentos também não são específicos para a Igreja. Por quê?Basta ler o contexto.
De acordo com Êxodo, o Decálogo foi transmitido ao povo que saiu da terra do Egito, isto é, os israelitas. Você foi tirado do Egito, literalmente?Então, os dez mandamentos não são feitos pra você!Mas, sabia que aqueles mandamentos, quase todos, também foram dados à Igreja?
Alguns mandamentos gerais às vezes começam no âmbito específico e se estendem a todos. Você sabia que nove dos dez mandamentos do Decálogo, transmitidos aos israelitas, são retransmitidos no Novo Testamento?Somente a guarda do sábado para cultuar ao Senhor não foi referendada no NT. Vejamos um exemplo: "Honra teu pai e tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que Jeová, teu Deus, te dá.". Isso foi dito aos judeus saídos do Egito, certo?Foi específico pra eles. Agora, veja o que o apóstolo Paulo, no NT, disse, em Efésios 6.2. Viu como  a Palavra é atual?

"Qualquer leitor que a lê [bíblia], em qualquer idioma, em algum continente do mundo, sente-se acertado pela Palavra de Deus. E ele tem a impressão: o Espirito Sando deve ter pensado pessoalmente em mim. Por isso, a Bíblia é sempre atual, tão refrescante como a manhã, tão confortante como o orvalho depois da noite fria, pois é a Palavra de Deus para os homens. É o milagre da inspiração divina."

Deixe um Comentário

Seguidores