Falando de... RIQUEZAS

Por : Princesa Regina sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

"Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam, nem roubam." Mateus 6.20

É pecado ser rico?Posso desejar obter muitos bens materias?O que a Biblia fala sobre o acumulo de riquezas?Qual deve ser minha relação com as riquezas?A resposta a essas e a outras perguntas sobre o tema são encontradas claramente nos ensinos de Jesus no Sermão do Monte, pois ele é um resumo doutrinário que trata de todas as áreas que afetam a vida humana. Vejamos o que Jesus ensinou sobre os bens materiais e os bens eternos.
O acumulo egoísta de bens materiais é uma indicação de que a pessoa já não tem interesse na eternidade. O egoista e ambicioso já não centraliza em Deus o seu alvo e a sua realização, mas, sim, em si mesmo e em tudo o que possui. Para o crente, as verdadeiras riquezas consistem na fé e no amor que se expressam no desprendimento e em seguir fielmente a Jesus.
Não podemos colocar os bens materiais acima dos interesses espirituais. Peça a Deus que guarde seu coração de toda rebeldia, soberba e do desejo desenfreado de acumular riquezas neste mundo.
Esse assunto tem sido discutido com muita frequencia nos meios evangelicos, especialmente em função da conhecida "teologia da prosperidade", ode o acumulo de riquezas é reconhecido como sinal de benção de Deus. Você já parou pra pensar nisso?Será que somente aqueles que possuem muitos bens desfrutam da comunhão e das bençãos de Deus?E os pobres?Ao contrário de apoiar essa ideia, Jesus ensinou que os bens materiais possuem valor relativo, ou seja, são válidos e úteis apenas para essa vida. Eles não tem valor eterno.
Por outro lado, Jesus nos ensinou que os bens eternos são superiores e absolutos. Eles, sim, devem fazer parte da nossa preocupação diária, pois nos asseguram que recebemos, no céu, a recompensa pelo nosso serviço a Deus.
Foi por isso que Abraão deixou seus parentes e partiu para uma terra distante e desconhecida. Você teria coragem de fazer isso?Ele não pensou duas vezes, pois tinha como alvo os bens da pátria celestial, apesar de o Senhor ter-lhe também abençoado com bens terrenos. Para o pai da fé, as riquezas pouco importavam diante da grandiosidade dos bens eternos.
Todo jovem é tentado em acumular riquezas pelo menos uma vez na vida (pense nos all stars das fotos, por exemplo). Já imaginou ter tudo a seus pés?Carrões, iates, empregados, apartamentos e rechonchudas contas bancárias no exterior?Seria o máximo, não?E Deus, onde ficaria nessa história?Haveria lugar pra ele em seu coração?Provavelmente não. É por isso que a Palavra de Deus desistimula o acumulo de bens terrenos. A busca da riqueza não deve ser o alvo do cristão. A Biblia fala em toda parte, especialmente nas epistolas, sobre o perigo que as riquezas representam quando ocupam a nossa prioridade.
Quando damos prioridades às riquezas terrenas, perdemos muitas das coisas boas que temos. Vejamos o que as riquezas podem nos tirar:
  1. As riquezas podem roubar o coração. Jesus disse que onde estivesse o vosso tesouro, estaria também o nosso coração. O que Ele queria dizer com isso?O Senhor quis dizer que aquilo que somos em nosso interior determina as nossas prioridades, e estas, por sua vez, roubam todos os nossos sentimentos. Isto é, se o nosso objetivo for o apego as riquezas, sempre nos esforçaremos a buscá-las, custe o que custar. Sendo assim, elas poderao transformar-se em idolos em nosso coração.
  2. As riquezas podem roubar a visão espiritual. Outra coisa significativa que o Mestre os ensinou foi sobre a importância dos olhos para o corpo. Ele disse que se os olhos foram saudáveis e bem direcionados, trarão beneficios ao oragnismo, caso contrário, as consequencias serão negativas.
  3. As riquezas podem roubar a fé em Deus. Jesus disse que é impossivel alguém servir a dois senhores. Nosso coração não pode estar dividido entre o verdadeiro Deus e Mamom, o apego as riquezas. Um ou outro prevalecerá. Se o apego aos bens terrenos dominar a nossa mente, isso forçosamente nos levará a perda da fé.
 Você acha que é pecado possuir riquezas?Em nenhum momento a Biblia diz que ser rico é pecado, desde que essa riqueza seja fruto de trabalho honesto. Há nas escrituras, vários exemplos de homens justos e prosperos. Isso significa que se você souber administrar bem os recursos que Deus colocou à sua disposição, poderá tornar-se uma pessoa prospera sem nenhum problema a vida espiritual. Você pode ser prospero sem ser apegado às riquezas!É isso que a Palavra de Deus ensina sobre a mordomia cristã.
É preciso ter dominio proprio!E isso é uma caracteristica do Fruto do Espirito. Quando permitimos que o Espirito Santo exerça dominio sobre as nossas vidas, de forma permanente, os bens materiais nunca terão controle sobre nossos atos, mas serão uma benção para a expansão no Reino de Deus na terra.

Deixe um Comentário

Seguidores