Falando de... ANSIEDADE

Por : Princesa Regina sábado, 10 de dezembro de 2011

"Por isso, vos digo: não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vertir." Mateus 6.25a

A mensagem de grande consolo de Jesus para o verdadeiro crente é: "Não se preocupe!". Isso não significa que o Mestre esteja de acordo com a preguiça ou irresponsabilidade. Ele deseja combater um tipo de preocupação que surge da falta de fé demonstrada num estilo de vida obcecado por provisões. A ansiedade tem lugar, quando a fé deixa de agir. E a fé em Jesus previne o crente contra a ansiedade e desfaz os seus efeitos danosos à saude emocional.
 Ou se confia em Deus, ou se confia em riquezas. Uma atitude exclui a outra. Tentar acomodar-se, numa vida duvidosa, buscando servir ao Senhor e às riquezas desta vida, é coisa que causa ansiedade. Peça a Deus para que lhe dê forças a fim de que possa buscar primeiro as coisas que são de cima. E aí, é só confiar no Senhor.
No papo anterior, aprendemos com Jesus que podemos ser verdadeiros milionários no céu. O Mestre nos aconselhou a ajuntarmos "tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam, nem roubam". O que for mandado pra lá está seguro, imune a qualquer desgaste. Entretanto, aqui na terra a preocupação com a segurança é geral. A maioria das pessoas vive com medo, insegura e com incertezas quanto a vida e o futuro.
Não andeis ansioso!
  • Quanto a vida. A vida é um dom de Deus. Por isso, Ele proverá todas as coisas necessárias para que tenhamos uma vida digna. Se vivermos na presença de Deus e em obediência a sua palavra, teremos ainda mais prazer de viver. É claro que isso não significa que os problemas, as tribulações e dificuldades deixarão de existir. Todavia, o Senhor nos dará forças para resistirmos as todas as adversidades. De nada adiantará nossa inquietação, preocupação ou solicitude. Os problemas não são resolvidos desse jeito!Pelo contrário, eles podem até ser agravados. Por isso, Jesus ensinou que não devemos andar ansiosos quanto à vida. 
  • Quanto ao alimento. Hoje em dia há escassez de alimento e agua em várias partes do mundo. A falta de viveres essenciais à vida tem deixado popolações inteiras aflitas, preocupadas, especialmente as mais pobres que vivem nas àreas desérticas do planeta. Deus conhece nossa fragilidade e sabe o quanto necessitamos do alimento para a nossa sobrevência. O que Ele não quer é que seus servos se desesperem, deixando-se dominar pela ansiedade. Por isso, Jesus nos exortou a não andarmos com excesso de cuidados pelo que haveremos de comer ou beber. Por acaso você já viu passarinhos mortos de fome por aí, quando eles estão em liberdade?Claro que não!Então. Para Deus os homens têm muito mais valor que os passarinhos. Não há porque ficarmos ansiosos. Só temos de depositar nossa fé em Jeová Jiré, que provê todas as coisas.
  • Quanto ao vestuário. Deus fez o homem, no Éden, sem roupas. Mas, por causa do pecado, teve de cubrir sua nudez. De lá até hoje, é necessário o uso do vestuário, seja por causa do clima, seja por causa do pudor, exigido por Deus. Mas a roupa é um bem de consumo, que custa dinheiro. E muitos passam a preocupar-se com isso, ficando ansiosos. Jesus chamou a atenção para os discipulos, e mandou que eles olhassem para os "lirios do campo" e observassem "como eles crescem", sem trabalhar pra isso. Acrescentando que "nem mesmo Salomao, em toda a sua gloria, se vestiu como qualquer deles". Concluindo, o Senhor assegurou que se Deus veste a erva, quanto mais haveria de vestir as pessoas!
Não andeis inquieto! Jesus disse que a preocupação com a comida e a vestimenta é propria dos gentios, ou seja, daqueles que não crêem em Deus. E afirmou que o pai celestial sabe que precisamos de todas essas coisas: da integridade do corpo, do alimento e o vestuário, simbolos dos bens de primeira necessidade. Diante das lutas, próprias da vida, o melhor meio de vencer a ansiedade é orar, jejuar e descansar no Senhor.
Coloque o Reino de Deus em primeiro lugar. Valorize as coisas de Deus acima das coisas terrenas. Procure envolver-se bastante na Obra de Deus, evangelizando, fazendo missões, cuidando do discipulado, ajudando os necessitados, libertando os oprimidos pelo Diabo e tudo o mais que diz respeito ao domínio do Senhor sobre tudo, atraves da igreja, e de nossas vidas. Porém não esqueça!Essa busca não deve ser irracional, a ponto de você deixar de cuidar da sua família e do cumprimento dos seus deveres. E, antes de tudo, a familia é uma prioridade espiritual. Atenção: o Reino de Deus começa em sua casa.
Devemos viver em justiça e santidade, a começar pelo relacionamento com os familiares, com os amigos e irmãos, demosntrando que vivemos segundo a justiça de Deus perante os descrentes. Isso fala da integridade que deve marcar o testemunho cristão, não só diante da liderança, mas diante do mundo.
A inquietação ou ansiedade tem causado muitos males espirituais, emocionais e fisicos a milhões de pessoas no mundo. Mesmo entre os crentes, há os que se deixam se infundar pela ânsia e medo infundado, fazendo com que a fé fique anulada em suas vidas. Como vimos, nosso Senhor Jesus Cristo, em seus ensinos, indicou o caminho para vencer a ansiedade, demontrando que o Deus que cuida das aves e dos "lirios do campo", cuida de nós com seu amor e cuidado. Para tanto, basta que nele confiemos e busquemos o seu reino e sua justiça em primeiro lugar.


"A preocupação excessiva não produz qualquer beneficio. Ao contrario, a ciencia medica tem mostrado que a preocupação indevida e o extresse reduzem, de fato, a extensão de vida."

    Deixe um Comentário

    Seguidores