Falando de... AMOR A DEUS E AO PROXIMO

Por : Princesa Regina terça-feira, 20 de dezembro de 2011

"Amarás, pois ao Senhor teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento." Mateus 12.28

No Cristianismo, tudo começa no amor, se sustenta no amor e culmina no amor. Jesus encarnou o amor de Deus pelos pecadores. E nós, seus servos, precisamos demonstrar amor na pratica, a fim de nos parecermos com ele. E há inumeras outras religiões que pregam isso.
No Antigo Testamento (usado por 90% das religiões do mundo), a norma era aborrecer o inimigo e e amar apenas o amigo. Jesus contrariou toda aquela maneira de pensar e mandou que os cristãos amassem os proprios inimigos: "amai os vossos inimigos".
Você sabe o que é amor?Embora muitos poetas tenham tentado, até hoje ninguém conseguiu defini-lo com perfeição. Por que isso?Certamente, porque o amor, em sua expressão absoluta, é o proprio Deus. Atraves do amor, descobrimos se a pessoa é ou não um discipulo de Cristo. O verdadeiro cristão é identificado pelo amor.
Amar a Deus é o primeiro mandamento:
  • De todo o coração. Deus não admite que tenhamos em nosso coração outro deus alem dele. Ou seja, não podemos servir a Deus com o coração dividido. Nosso amor a ele deve ser sincero, exclusivo e santo. Você pode gostar e admirar muitas coisas neste mundo, mas nada poderá estar acima do Senhor. Inclusive, quando o buscamos, devemos fazê-lo de todo o coração, caso contrário, não o encontraremos de verdade.
  • De toda a tua alma. Pela Biblia compreendemos, que a alma é o centro das nossas emoções e sentimentos. O amor a Deus deve preencher todas as emoções e sentimentos do cristão. 
  • De todo o teu entendimento. Como podemos adorar a Deus com o nosso entendimento?Muitos imaginam que a adoração envolve apenas sentimentos. Mas não é isso que a biblia ensina. Aquele que ama a Deusde verdade, tem consciencia plena deste amor, sendo, por isso, grato ao Senhor. Nosso culto a Deus deve ser racional.
  • De todas as tuas forças. Certamente, o Senhor Jesus referiu-se ao esforço espiritual, e muitas vezes até fisico, voltados para a adoração a Deus.
 Amar ao proximo é o segundo mandamento:

Jesus, complementando a resposta ao escriba, acrescentou que o segundo mandamento, semelhante ao primeiro, é: "Amarás ao teu proximo como a ti mesmo". Os judeus não valorizavam muito o amor ao proximo. O evangelho de Cristo trouxe nova dimensão do amor às pessoas.

Como identificar o verdadeiro discípulo de Jesus
A) "Que vos amei uns aos outros". O discípulo de Jesus tem o dever de amar a qualquer pessoa, independente de ter ou não amizade ou afinidade por ela. Esse é um amor devido, o Senhor quer que amemos uns aos outros, como discípulos dEle,  não apenas para cumprir um mandamento, mas por afeto, de modo carinhoso. O amor que deve haver entre os crentes, deve ser de coração, e não obrigatório. Nada justifica o crente aborrecer seu irmão. Isso é perigoso e pode condená-lo.
B) "Como eu vos amei a vós". Cristo é o exemplo do amor cristão. Ele demonstrou seu amor para conosco, de modo sacrificial. Jesus nos amou de verdade, de modo sublime. Por isso, precisamos expressar o amor pelos irmãos, não de modo teórico, mas na prática. A prática do amor deve começar em casa, entre pais e filhos; entre os irmãos e, na igreja, entre os irmãos, membros do Corpo de Cristo.
C) "Nisto conhecerão que sois meus discípulos". Aqui, encontramos o padrão de verdadeiro discípulo de Jesus: "Se vos amardes uns aos outros". Este "se" é o grande desafio ao verdadeiro discipulado. Contudo, mais importante é que os cristãos amem uns aos outros, pois, assim, demonstram serem discípulos de Cristo, em condições de obedecer ao evangelho e, desse modo, viverem aquilo que pregam. Notemos que o mestre não indicou outra característica pelos quais seus seguidores seriam conhecidos de todos.
Os ensinos de Jesus sobre o amor contrariam toda a lógica humana a respeito do assunto. No Antigo Testamento, o comum era amar o amigo e aborrecer e até odiar o inimigo. Jesus determina que o verdadeiro cristão deve amar o seu inimigo, orar por ele, abençoa-lo. Você é capaz de fazer isso?Que Deus nos ajude a cumprir a doutrina cristã do amor.

Deixe um Comentário

Seguidores