Falando de... ORAÇÃO E JEJUM

Por : Princesa Regina sexta-feira, 25 de novembro de 2011

"Mas, tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a porta, ora a teu Pai, que vê o que está oculto; e teu pai, que vê o que está oculto, te recompensará." Mateus 6.6

O Senhor não se importa com a aparência, mas atenta para um coração puro e sincero.
Ao tratar da oração e do jejum, o Senhor Jesus pôs mais uma vez a questão da espiritualidade em seu verdadeiro lugar: tudo o que se restringe apenas a aparência, não provindo do coração, não têm valor espiritual algum diante de Deus.
Cuidado com a "oração do fariseu"!Você sabe o que é isso?É aquela oração espalhafatosa, cheia de efeitos e manias, feita no intuito de se parecer mais santo do que se é na verdade. Jesus conclamou aos discipulos a evitar a tentação do exibicionismo espiritual, dizendo que deveriam, em suas respectivas casas, entrar no quarto e fechar a porta. Lá deveriam orar ao pai em segredo, e o pai que tudo vê, os recompensaria.
O que é oração?O que significa orar?A oração é um canal de comunicação com Deus. Orar é simplesmente falar com o Pai, e ouvir-lhe a voz. Trata-se de uma via de mão dupla, onde lhe dirigimos o nosso clamor, e Ele, ao mesmo tempo, dialoga conosco. Ela deve ser sincera, verdadeira, espontânea, pessoal e não hipócrita.
A oração verdadeira não é um rito. Mas uma maneira de falar com Deus e perseverar até que possamos ouvir sua meiga voz.
A oração verdadeira é pessoal. Entre o ser humano e Deus, não comportando nenhum outro tipo de direcionamento. Entrar no quarto ou em qualquer outro lugar sossegado, como ensinou Jesus, demontra que a oração é algo que cada um precisa levar a sério na provacidade de sua vida pessoal. Por outro lado, não é o tom de voz nem a linguagem que determinam a espiritualidade da oração. Mesmo um sussurro, quando brota de um coração sincero, tem mais valor pra Deus do que qualquer oração formal.
O Senhor Jesus reprovou as "vãs repetições" dos gentios para exemplificar que jamais devemos imitar uma fórmula de oração. Nossa oração deve ser espontânea, sincera. Deve sair do intimo dos nossos corações. De nada adianta usarmos um palavreado rebuscado apenas no intuito de impressionar as pessoas que nos cercam. Em razão disso, o modelo da oração do Pai Nosso, ensinado por Jesus, no sermão do monte, jamais deve ser interpretado como um ritual para ser meramente repetido em nossa prática devocional e, sim, para identificar a verdadeira oração a Deus.
Você costuma jejuar?Em quais circunstâncias você jejua?Devemos jejuar somente quando esperamos receber algo de Deus?Jejum é um tipo de penitencia?
A prática do jejum jamais deve ser considerada um ato de sacríficio, tormento ou aflição. Também não devemos jejuar pra parecer aos homens que somos mais espirituais e, por isso, desfrutamos de maiores previlegios em nossa relação com Deus. Ao contrário, jejuamos pra demonstrar ao Senhor o quanto o amamos e lhe somos submissos. O ato de jejuar deve glorificar o nome do Senhor, nosso Deus.
As pessoas não são mais espirituais  pela quantidade de vezes que jejuam ou pela forma como se expõem. Essa atitude foi radicalmente condenada por Jesus porque demonstra orgulho espiritual, o que, por si só, desvaloriza o ato de jejuar.
Para o Senhor, o jejum é um ato de entrega pessoal, uma questão entre a pessoa e Deus. Quem jejua o faz para ele, como parte do seu culto racional, para manifestar-lhe, com sua conduta, que a sua vida lhe pertence. 
O verdadeiro jejum leva ao caminho da humildade, porque, dessa forma, reconhece a soberania de Deus sobre a sua vida.

Deixe um Comentário

Seguidores