Falando de... POBREZA

Por : Princesa Regina sábado, 15 de dezembro de 2012

"Sejam vossos costumes sem avareza, contentando-vos com o que tendes; porque ele disse: Não te deixarei, nem te desampararei." Hebreus 13.5

No mundo, prosperidade é sinônimo de felicidade. Pensa-se que o dinheiro é fundamental para que todas as áreas da vida estejam bem ajustadas. Isso é um grande engano.
É claro que os ricos podem comprar o que querem - materialmente falando - , viajar pelo mundo, usar roupas de grife, "desfilar" em carros importados, etc. Porém, veremos neste post, que ser feliz de verdade significa ter Jesus no coração. Mesmo pobre materialmente, o salvo possui a maior riqueza, a salvação.
Digam "não" ao preconceito, não a descriminação. Fazemos parte de uma das classes relacionadas com a condição social: alta, média ou baixa. Nenhum de nós deve se considerar superior ou inferior; os mais prósperos não podem desprezar os mais pobres, nem estes se indignar ou ter inveja da prosperidade dos ricos. Deus ama a todos e quer que o amemos acima de todas as coisas, inclusive das riquezas.
Muitos pregadores, hoje em dia, dizem que o crente deve ser rico materialmente. Alguns fazem questão de afirmar que antes andavam a pé, e agora possuem o carro tal, usam roupas da marca tal, conhecem os Estados Unidos e os países da Europa... Percebe-se claramente que falam assim pra esnobar. Deus não se agrada dessa postura.
Esses pregadores anunciam a falsa teologia da prosperidade, e muita gente, infelizmente, tem aderido a ela.
Bem, é claro que não é pecado ficar rico honestamente, trabalhando. Contudo, quando isso não acontece, não quer dizer que ser pobre é o mesmo que ser fracassado, derrotado, como você já pode ter ouvido, em alguma pregação.
Nas Escrituras, há advertencias para os crentes ricos, para que não ponham o coração nas riquezas. Por que não há mensagem similar aos pobres?Ora, qual a pessoa colocaria o coração na pobreza?Então, ser pobre nunca será pecado ou maldição; porém, se você prosperar financeiramente, siga o conselho da Palavra de Deus, de nunca amar o dinheiro.
Lembre-se sempre de que você pode até ser pobre, mas digno, honesto. Sabia que Jesus, quando andou na Terra, era pobre?Ele nasceu numa estrebaria, pois não havia lugar pra Ele; deitaram-no em uma manjedoura; depois, foi criado em uma cidade pobre, da qual ninguém esperava que viesse algo bom. A Palavra de Deus mostra que Ele, pela sua graça, se fez pobre por amor de nós, para nos enriquecer.
Não há dúvidas de que todas as pessoas - umas mais, outras menos - desejam ser prósperas. O perigo é valorizarmos isso ao extremo, a ponto de nos esquecermos de outras bençãos, muito mais preciosas que a prosperidade material.
A Palavra de Deus nos alerta quanto ao amor do dinheiro que é "a raiz de toda espécie de males". A pessoa, ao ser dominada pela ganância, pela avareza - que é idolatria - , é capaz de tudo, até mesmo de negar a sua fé. Por isso, caro adolescente, só Jesus preenche o vazio que o homem possui em seu coração.
Podemos ser prósperos financeiramente. Não há mal nenhum nisso. Contudo, conhecendo a natureza humana, o Senhor, ao longo das páginas sagradas, nos lembra do perigo de amar as riquezas.
Embora seja errado pôr o coração nas riquezas, quando somos fiéis a Deus, Ele nos faz prosperar materialmente.
Você sabia que o verbo "prosperar" significa "florescer"? Esta deve ser a prosperidade que o salvo deve buscar: o florescimento na presença do Senhor.

"Para o mundo pagão, a riqueza de um homem indica sua glória e importância; em um mundo verdadeiramente cristão, a grande riqueza de um homem é indício de suas fraquezas e mentiras." Leon Tolstoi

Deixe um Comentário

Seguidores