Falando de... OLIMPÍADAS vs CAMPANHA ELEITORAL

Por : Princesa Regina sábado, 25 de agosto de 2012

" - Estamos em ano de olimpíadas, temos que ser patriotas.
- É verdade - sorriu - E ano de eleições também. Já sabe em quem votar?
O outro franziu a testa.
- Não sei, em branco, provavelmente - respondeu, indiferente - Mas vamos torcer, tem jogo hoje."
Autoria Própria - Conto "ano de política"

Esse dialogo não é incomum em nosso país. Pessoas que dizem ser "patriotas" passam horas olhando jogos na TV nessa época do ano, e não votam com a desculpa de "serem tudo farinha do mesmo saco".
Ok, digamos que eu concorde com você. Imagina se acreditar que todo político é igual. Vou ter de acreditar que todo padre é pedófilo, negro é ladrão, rockeiro é drogado e pastor é profissão. É fácil, não?!Generalizar as pessoas como se elas fossem robôs destinados. Mas não é assim.
Patriotismo é muito mais que torcer pra um time nas Olimpíadas. Muito mais do que xingar a mãe do jogador que não conseguiu fazer o gol. Ser patriota é amar seu país, mesmo ele sendo o lixo que é. E querer ver a saúde e a educação melhorando, a dignidade da população aumentando.
Ser patriota não é vestir a camisa de um time, partido ou candidato. Mas pesquisar o que fizeram de bom pra cidade e ver se vale a pena colocar o mesmo vereador novamente, ou se deve colocar um novo, que faça algo pra melhorar sua vida. 
Não tô dizendo que não gosto de torcer, olhar os jogos e vestir a camisa verde e amarela. Claro que gosto, sou brasileira e amo esporte.
A questão é que amar o país não é isso. Acha que sua cidade precisa melhorar?Eu também acho que a minha precisa. Então votar em branco vai ajudar?Claro que não!Só o que vai ajudar é procurar o candidato que vai fazer a mudança necessária.
Não acredita em promessas?Nem eu. Mas acredito em confiança. Dê, literalmente, seu voto de confiança, e se não der certo, troque o voto daqui quatro anos. Bem melhor que não votar em ninguém e achar que pode reclamar depois, não?!
Outra coisa. Você escolhendo alguém pra te representar, não alguém que canta bem ou é bonito.
Não que eu seja contra votar em cantor e gente bonita. Pelo contrário, torço pra que um candidato - dj famoso - aqui da minha cidade, ganhe. Não vou votar nele, mas acho que ele vai ser um ótimo vereador, pois a muito tempo acompanho a carreira profissional dele, e sei que já fez grandes coisas pela cidade.
Mas o problema não é votar em gente bonita ou famosa. O problema é porque está dando seu voto a ele. Porque ele canta bem?Porque já conhece a algum tempo?Por beleza?Ou porque ele vai fazer algo de bom pela cidade?
Se você acha que sua cidade precisa melhorar e que só tem ladrão na câmara, renove seu voto. Se acha que está bom como está, escolha um vereador atual.
Mas votar em branco é como gritar: "Ei, eu tô pouco me importando pra se estão ou não roubando dinheiro público. Tô nem aí se eles fizeram ou não alguma coisa".
Se realmente quer que sua cidade melhore, VOTE COM RESPONSABILIDADE!
Mas não deixe de torcer pelo Brasil nas Olimpíadas ;)

1 papos

  1. Adorei o texto!! Muito claro e verdadeiro!!! Vou até usar ele numa atividade na igreja sobre eleições sábado que vem!! Bj Fran, tudo de bom!!!!!

    ResponderExcluir

Seguidores