Falando de... MORALIDADE

Por : Princesa Regina sábado, 11 de agosto de 2012

"A moral hoje em dia, está tão desmoralizada, que chamar alguém de moralista é xingá-lo." Carlos Heitor Cony

Chamar alguém, hoje em dia, de moralista é o mesmo que xingá-lo ou acusá-lo de ser extremista, não é mesmo?Infelizmente, quem costuma preservar os bons costumes e a moral, sempre é tido como quadrado, retrógrado. Existe uma tendência mundial, nesses últimos dias, a se querer "relativizar" em matérias de questões morais. Porém, nesse papo, veremos que os princípios apresentados na Palavra de Deus, continuam sendo imprencindiveis para termos uma vida bem sucedida, perante a sociedade.
Fidelidade à Deus continua sendo vital, mesmo se alguém a nossa volta se portar diferente.
A oração é necessária para tudo o que fazemos. Seja qual for a atividade que desempenhamos, pequena ou grande, deve ser regada com muita oração. Uma vida exemplar, de bom testemunho, decorre da oração e da meditação da Palavra de Deus. É a comunhão com o Criador que nos dá sabedoria para andar de cabeça erguida nesse mundo.
A moralidade está relacionada a moral, ou seja, "ao conjunto de regras de conduta consideradas como válidas, quer de modo absoluto, para qualquer grupo ou lugar, quer para grupo ou pessoa determinada", conforme o dicionário Aurélio. A moral do cristão está descrita na Bíblia Sagrada; nela constam os princípios e valores aos quais devemos seguir e obedecer para o nosso próprio bem e de toda a sociedade, que só tem a ganhar quando seus membros vivem conforme a moral.
Quando falamos em moralidade, é preciso falar de caráter, e no caso dos cristãos, este deve ser transformado segundo o de Cristo. Isto é, o nosso caráter é de Jesus. Nossas atitudes, pensamentos e sentimentos devem estar de acordo com Ele.
Você tem radiado o brilho de Cristo no mundo?O crente que segue a Palavra de Deus resplandece, brilha, pois é a luz nesse mundo, e as suas obras levam as pessoas a glorificarem a Deus. O que traz esse brilho?
A salvação traz a luz interior, a qual precisa ser mantida e aumentada. Como?Há pelo menos dois fatores que fazem a nossa vida ficar ainda mais brilhante: a obediência à Palavra e a vida de oração. Que essa seja sempre a sua oração, para que sua lâmpada - sua vida espiritual - esteja sempre acesa.
Mas orar não é o suficiente. Você deve obedecer à Palavra. Nos tempos bíblicos não havia luz elétrica, e a iluminação se dava através do fogo, que queimava no combustível (lenha, azeite, etc.).
A Palavra de Deus, de fato, aquece e ilumina os nossos corações. E, quando estamos iluminados por dentro, essa luz se exterioriza. Nunca se esqueça de que você foi chamado para ter luz, estar na luz e comunicar luz.
Quem é transformado por Cristo passa a ter sabor. O que significa ter sabor?É ter uma vida que influencia as pessoas. O crente que não age como sal acaba sendo pisado pelos homens, ou seja, é influenciado negativamente, a ponto de fazer as vontades da carne e do mundo, e não a do Senhor Jesus. Jovem, Deus quer que você influencie e não seja influenciado. Seja luz e sal nesse mundo!
Jesus disse que somos sal com o objetivo de nos levar a refletir sobre os aspectos relacionados a esse produto. Quais são as características do sal?Ele é branco, o que demonstra que o salvo deve ser santo, puro em sua maneira de viver.
O sal produz sede. Se você ingerir uma comida salgada, não ficará com vontade de beber água?Claro que sim!Quando você tem uma vida exemplar nesse mundo, como o sal da terra, acontecerá o mesmo: as pessoas não-salvas ficarão sedentas, desejosas de receber Jesus como Salvador. E o que disse o Mestre nesse sentido? "Se alguém tem sede, que venha a mim e beba." Cabe aos servos produzir ou aumentar a sede dos pecadores pela salvação.
Você está entendendo nosso papo?Calma... Não estou falando de perfumes adquiridos em lojas. Embora seja agradável nos perfumarmos, o que importa mais é nossa influência perante a sociedade, uma vida de acordo com os padrões morais estabelecidos por Deus. Esse é o bom cheiro de Cristo!
Pode parecer uma "caretice" querer adotar uma vida comprometida com os padrões morais, mas é isso mesmo que Jesus espera de você. Mas quer saber de uma coisa?Para você ter de fato, uma vida exemplar do ponto de vista moral e ético, é necessário submeter-se à vontade do Senhor, que é boa, perfeita e agradável.

"Vóis sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte.Mateus 5.14

Deixe um Comentário

Seguidores