Falando de... CULPA

Por : Princesa Regina domingo, 28 de fevereiro de 2010

Na ultima semana, me falaram que eu colocava culpa demais no meus ombros, pra uma pessoa tão nova. Se minha mãe tá extressada, a culpa é minha. Se pequei, a culpa é maior. E quando tento reverter a culpa, acobo criando mais culpas, até formar uma bola de neve.

Conversei, certo dia, com uma amiga que sentia culpa de algo que fez no passado, quando não conhecia a Deus. Esse port é dedicado a ela.
Estou certa de que Deus nos perdoa de tudo e joga no mar do esquecimento.
Percebeu a palavra?Esquecer. Nós, humanos, quando perdoamos alguem, podemos lembrar disso depois com rancor. Deus não. Ele esquece. Totalmente.

Me contaram, uma vez, que um homem estava duvidando que Deus estava na vida de outra pessoa. Pra tirar a duvida, ele pediu a esse homem que orasse e pedisse a revelação dos pecados que ele cometeu quando não conhecia a Deus. O homem concordou. Algum tempo depois, ele veio com a resposta: "Deus não me mostrou nada. Ele não lembra mais de seus pecados. Já perdoou você."

Se Deus nos perdoa e esquece nossos pecados, então porque razão ainda sentimos culpa?

Pensemos na seguinte ilustração: um certo homem morava em uma cidade imunda, cheia de gente imunda, com um lider imundo e ele mesmo era imundo. Esse homem, tomou um banho e passou a morar em uma cidade limpa, onde os moradores eram limpos e o lider só usava roupas do mais puro branco. Apesar dele tambem estar limpo agora, ele sempre lembrará com vergonha de seu passado ao chegar perto dessas pessoas, e principalmente, ao chegar perto do lider.

Então, pensando no significado dessa ilustração, teremos a resposta pra pergunta anterior. Nos sentimos culpados do nosso passado, porque estamops muito proximos do Santo dos Santos. E quanto mais perto dEle estivermos, mais nos sentiremos culpados.
A unica forma de não nos sentirmos assim, é pensar que apesar de sermos pecadores, fomos purificados pelo Sangue de Cristo e já não somos mais o mesmo, somos novas criaturas em Deus. Nascemos de novo.
Já não somos mais imundos.
Somos santos.

Deixe um Comentário

Seguidores