Falando de... HUMILDADE X AUTO-ESTIMA

Por : Princesa Regina quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Melhor é ser humilde de espírito com os mansos, do que repartir o despojo com os soberbos. Provérbios 16:19







No dicionário: 
Humildade Capacidade de reconhecer os próprios errosdefeitos ou limitações
Auto-estimaApreço ou valorização que uma pessoa confere a si própriapermitindo-lhe ter confiança nos próprios .atos e pensamentos.

(in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013)

Demorei mais de vinte anos da minha vida para conquistar a tão desejada auto-estima. É claro que isso me fez bem. Hoje me sinto bonita, inteligente, reconheço meus talentos e minhas qualidades. Conheço todas elas, coisa que antes, eu não conseguia encontrar em mim mesma.
Aí me deparei com isso. A humildade. Na Bíblia, ela é descrita como necessária, o livro de provérbios é carregado de conselhos para sermos humildes.
Então se a nossa saúde psiquica demanda termos auto-estima e a Bíblia humildade, isso é um confronto?
Absolutamente não. Não são opostos, é sim possível, ter humildade e auto-estima.
Se pensarmos com a ideia de que trata-se de opostos, veremos que ninguém pode se achar belo, inteligente ou qualquer outra coisa boa, sem ser arrogante, o que está completamente errado de nossa parte. A ideia de que alguém que se descreve belo ou inteligente, precisa ser mais "humilde" é totalmente ignorante (no sentido literal da palavra, alguém que não tem conhecimento sobre).
Segundo o dicionário, a humildade é reconhecer os próprios erros e defeitos e a auto-estima nada mais é do que reconhecer suas qualidades e acertos! Ou seja, o auto-conhecimento é a chave para termos auto-estima e humildade sem sermos arrogantes ou exibidos.
Por exemplo: hoje reconheço todos meus defeitos e qualidades. Sei que me apego rápido demais as pessoas e coisas, que sou teimosa, indecisa e às vezes cometo erros imperdoáveis com algumas pessoas que amo. E também sei que sou inteligente, sei perdoar facilmente e não guardo mágoas, mas também vivo minha vida sem me importar com o que pensam de mim. Viu? Reconheço minhas qualidades e defeitos. Isso é auto-conhecimento, é ter auto-estima o suficiente para reconhecer suas qualidades, e humildade o suficiente para reconhecer seus defeitos.
Mas calma! Ser humilde também é tratar os outros como superiores você! Ou seja, não sou ainda completamente humilde como quero ser. Mas, uma das coisas que gosto em mim, é que jamais vou considerar alguém mais feio ou mais burro que eu. E isso não significa que me acho mais burra ou feia que todo mundo, é claro que não. Só que sei reconhecer que não sou a mais inteligente das pessoas, e obviamente, nem a mais bonita (bem longe disso, haha).
Um exemplo bom é o que Bob Marley nos deu nessa frase (ei, não julgue, Deus pode usar quem ele quiser para nos dar sábios conselhos!), é o Sol. Com toda a sua grandeza - e se tivesse consciência, ele saberia disso - , ele é humilde para deixar que a lua brilhe. Assim como o mar, que também é um exemplo lindo. Mesmo sendo belo e imenso, o mar sabe até onde vai os seus limites, e não sai dali. Aprender com a natureza de Deus é fundamental!
Tenha em mente que auto-estima é necessária para sua saúde psíquica, e a humildade uma ordem bíblica. E de maneira nenhuma um é oposto ao outro! Pelo contrário, podem ser maravilhosos unidos!
Muitos pensam que ser humilde é o mesmo que ser capacho. Tem medo de ser humilde e ser passado para trás pelos outros. Mas, para ser humilde, é preciso ser forte! Reconhecer seus defeitos, seus erros e a hora de pedir desculpas ou um favor a alguém, é difícil, sim, e para ser assim, é necessária, muita auto-estima! Mas, também é preciso reconhecer que sem Deus, ninguém é nada nesse mundo e que as pessoas merecem tanto respeito quanto nós ;)

"Ter humildade e auto-estima é fundamental para nossa existência como ser humano. Com um, reconhecemos que somos importantes, no mundo. Com outro, que somos pó e cinza diante do Criador" - Fran Carvalho

Deixe um Comentário

Seguidores