Falando de... BULIMIA

Por : Princesa Regina sábado, 11 de junho de 2011

Ultimamente, fala-se muito na "ditadura da beleza", cujo padrão, imposto pela midia, é cruel. Para encaixar-se nestes "padrões de beleza", cada vez mais os jovens estão agredindo seus corpos com distúrbios alimentares, excesso de atividade fisica, para provar que são saudáveis, fortes e belos.
A bulimia é outra sindrome que ataca muitos jovens, principalmente as mulheres. Elas seguem dietas rigorosas mas, de repente, exageram e ingerem uma quantidade de alimentos, para em seguida, provocarem vômito colocando tudo pra fora.
Em vez de evitar comer, a jovem que sofre de bulimia come em excesso, chegando a consumir até 15 mil calorias em apenas duas horas! Depois ela põe para fora o que comeu, normalmente fazendo isso por provocar o vômito ou por tomar laxantes ou diuréticos.
Na maioria das vezes, a pessoa come dessa forma exagerada às escondidas. Uma moça diz: “Após as aulas, se eu fosse a primeira a chegar em casa, costumava comer compulsivamente. Eu tinha cuidado para que ninguém descobrisse.” Depois de comer assim, porém, ela ficava com sentimentos de culpa. Ela diz: “Eu me sentia péssima comigo mesma, mas sabia que poderia facilmente desfazer o estrago. Era só ir ao banheiro e vomitar. Assim me sentia não só aliviada, mas também no controle da situação.”
Tomar laxantes ou forçar o vômito é perigoso, não importa as aparentes vantagens. O mau uso de laxantes enfraquece a parede intestinal e pode levar a inflamações e a infecções. Vomitar com freqüência pode resultar em desidratação, cáries, danos no esôfago e até em insuficiência cardíaca.
Continua...

Mais informações: Alice no país dos espelhos (Meu blog de bulimica em recuperação)

Deixe um Comentário

Seguidores